Notícias - Cronograma Capilar: A Agenda para Ter um Cabelo Perfeito

A busca por cabelos mais bonitos, de dentro para fora, é algo que se tornou muito mais fácil nos últimos anos, tendo em vista a variedade de produtos que o mercado têm nos apresentado. Você que esteve na última edição da Curitiba Beauty & Hair com certeza aproveitou para conhecer as novidades em marcas e artigos para tornar os cabelos muito mais saudáveis, brilhantes e macios!

Uma das técnicas mais conhecidas atualmente para se chegar no cabelo lindo que tanto se almeja, é a manutenção das madeixas através do cronograma capilar, uma série de tratamentos que passam pelas três etapas de cuidado necessárias para melhores fios: a nutrição, hidratação e a reconstrução.

Diagnosticar a necessidade específica dos cabelos em questão não é difícil. São sintomas de “maus-tratos”: fios facilmente embaraçados, arrepiados, sem brilho, ásperos, quebradiços, agredidos e muito finos, sem densidade.

A nutrição é umas das fases do cronograma capilar, que deve ser realizado em diferentes lavagens e dias, seguidamente, buscando bons resultados conforme cada exigência da parte dos fios. Ao nutrir os cabelos você acaba com seu frizz e falta de brilho, fraqueza em sua fibra, além de desembaraçá-los; tudo isso mantendo a umidade natural deles, lhes proporcionando força, como se fosse um alimento. Os produtos de nutrição são aqueles que possuem em sua composição óleos (manteigas) vegetais extraídos de frutas, plantas e sementes, vitaminas A e E, ômegas 3, 6 e 9, além de ácidos graxos. Tudo isso vai repor a massa de lipídica que necessitamos na cabeleira!

Caso os fios estejam elásticos, ressecados e sem balanço, o que lhes falta é uma boa hidratação, que vai ajudar a manter a água em seu interior! Este processo é feito por meio de ingredientes como a vitamina B5, algas, aloe vera, gérmen de trigo, glicerina, etc.

A reconstrução é outra etapa de um cronograma capilar, e ela é indicada para que os cabelos sejam recuperados após químicas (colorações, alisamentos, descolorações) e agressões (chapinha, secador, baby liss, exposição ao sol). Ao reconstruir, estabelece-se a reposição proteica, que traz força e torna o cabelo mais encorpado. Para isso, é necessário utilizar produtos com aminoácidos e proteínas, além de ácido lático e outros.

Para um resultado otimizado, lembre-se de intercalar as três etapas, realizar uma pausa entre elas, investir em bons produtos e observar a condição do cabelo e sua reação diante dos tratamentos, para que não haja sobrecarga no uso de ingredientes.

Continue nos acompanhando para mais dicas e nos aguarde em 2020 com muitas novidades, produtos e técnicas para você profissional, ou amante da beleza !

COMPARTILHAR