Notícias - As Cores na Maquiagem

Já falamos aqui no blog sobre a colorimetria, especialmente para cabelos (não deixe de conferir!), e hoje vamos voltar a este assunto riquíssimo para explicar um pouquinho sobre sua aplicação na maquiagem!

Este maravilhoso ramo, a colorimetria, estuda as combinações e usos das cores num círculo cromático, visando a otimização de resultados na beleza, seja para escolher sombras e corretivos ou bases, corrigir manchas, optar por roupas em tons específicos, determinar a cor dos cabelos, unhas, e outros.

Para começar, tenha mente que a roda das cores é da onde parte o conceito: temos as cores primárias (azul, amarelo e vermelho), as secundárias (verde, roxo, laranja, criadas a partir da combinação das primeiras), e as terciárias que misturam os dois primeiros grupos (rosa por exemplo). Além disso, as nuances são separadas em dois grupos: frias e quentes.

Se você olhar para o círculo em questão, verá as cores complementares (uma de frente para a outra, em lados opostos), que criam grande contraste aos olhos ou quando misturadas geram a neutralidade, como quando usamos o corretivo verde para manchas vermelhas no rosto; as cores análogas (conjunto de 3 cores em sequência), destacando um tom sobre outro tom, tendo uma das três como ponto de partida, criando assim uma aparência mais monocromática, que pode ser quente ou fria; e as cores triádicas, grupos formados por 3 cores posicionadas em formato triangular na roda, que contrastam muito e evidenciam qualquer look.

Na hora de maquiar, o uso das cores complementares vai realçar aspectos como a cor dos olhos, por exemplo. Olhos azuis irão bem com sombras alaranjadas, não sendo preciso usar um tom extremo (o laranja pode ser mais claro ou escuro, o que mudará o resultado, mais discreto ou menos discreto). Um outro truque, desta vez combinando os tons triádicos, é optar por produtos para as diferentes áreas do rosto, cada um em um dos três tons da pirâmide obtida, como um batom vermelho, um lápis amarelinho e sombra azul! E o mesmo vale quando se considera uma peça de roupa colorida para encaixar na tríade.

O que achou deste novo conhecimento? Aprender coisas novas e técnicas é muito importante, principalmente se você for do ramo da beleza e estética, que necessita cada vez mais de profissionais capacitados ! Por isso, não perca a próxima edição da Feira Curitiba Beauty & Hair, em agosto, que reunirá tudo sobre o mercado num só lugar, além de nomes importantes que transmitirão todo seu conhecimento a você! Fique de olho em nossas redes e site para saber tudo o que acontece na maior feira de beleza do Sul do país!

COMPARTILHAR