Notícias - Manicure e Pedicure – Técnicas de Alongamento e Dicas para Unhas Perfeitas

As mãos brasileiras têm uma característica : estão sempre esmaltadas, em geral, impecáveis. O trabalho de manicure e pedicure é amplamente apreciado e solicitado no país, o que atrai também novos profissionais ao mercado o tempo todo. Para que o sucesso seja uma crescente nesta profissão, é preciso se manter atualizado (na Feira Curitiba Beauty & Hair você pode participar de cursos e workshops com os maiores nomes da área), estudar e ter uma atitude preventiva no cuidado com a saúde da clientela. Esterilizar os equipamentos usados no trabalho é uma exigência do setor, que admite atuação em salões ou residências, e recomenda-se ter sempre as unhas limpas e secas para evitar a proliferação de microrganismos. Vamos então às dicas para unhas perfeitas:

– Seque bem pés e mãos após o banho e não compartilhe calçados, meias ou toalhas.
– Prefira o algodão como tecido, que ajuda na absorção da transpiração.
– Evite andar descalço, em locais públicos principalmente.
– Espátulas e alicates devem ser sempre limpos e estar desinfetados.
– Retire apenas o excesso das cutículas, que protegem os dedos de fungos e bactérias.
– Para fazer o esmalte durar mais tempo : passar a ponta do pau de laranjeira com algodão e acetona sobre a parte lixada da unha, retirando o excesso do esmalte logo depois que a unha for pintada, o que vai ajudar a manter a unha livre de pontas descascadas.
– Limpe o pincel antes de passar na unha para que o esmalte seque mais rápido. Depois do processo, mergulhe as mãos em um pote com água bem gelada ou use um óleo secante.
– Acetona resseca as unhas, tornando-as frágeis e quebradiças, use portanto, com moderação.
– Uma vez retirado o esmalte, hidrate as unhas e deixe-as respirar, esmaltes aplicados por mais de 5 dias podem enfraquecê-las.
– Não reaproveite esmaltes ressecados, isso compromete o produto.
– Para evitar que as unhas dos pés encravem, lixe-as em formato quadrado. Nas mãos o formato pontudo faz com que a unha quebre facilmente e para as mais fracas, aposte no formato oval. Lixar a superfície mensalmente elimina impurezas e células mortas.
– Se deseja dar uma impressão de unha mais longa, deixe as laterais sem pintar, sutilmente.

Técnicas para alongamento

Unhas de Gel – Esta técnica consiste na utilização de extensores de unha fixados com aplicação em gel e secagem em uma cabine com luz ultravioleta. É permanente e só pode ser removido por profissionais com o uso de lixas especiais, pois se for aplicado ou retirado de forma incorreta, pode trazer danos à unha natural, como quebra ou descamação. A manutenção é de 20 em 20 dias aproximadamente.
Acrílico – feito com monômero líquido e pó acrílico que formam uma espécie de massa de secagem rápida moldada sobre a unha, com o auxílio de um pincel e de um molde fixado na ponta da unha. Sua secagem é feita ao ar livre, e a modalidade permite alongar e reconstruir unhas roídas. A manutenção é quinzenal.
Acrigel – a unha aqui é moldada com o gel e o auxílio de tips, recebendo depois uma camada de pó acrílico, o que aumenta a resistência e durabilidade das unhas. A secagem é feita com luz ultravioleta e tem durabilidade de 2 a 3 meses com manutenção quinzenal.
Unhas de vidro – alongamento com base de filamentos de fibra de vidro e moldados sobre a unha natural, fixadas com gel e exposição em cabine de luz ultravioleta, sem uso de tips ou moldes, sendo mais resistentes que as unhas em gel. Durabilidade de meses com manutenção quinzenal. Podem ser usadas sem esmalte, por dar uma aparência natural.

Com estas dicas e técnicas você já pode pensar em se especializar ou melhorar a qualidade de suas unhas. Fique de olho em nossa programação e não perca a próxima edição da Curitiba Beauty & Hair, em agosto, que trará tudo de beleza para você se aperfeiçoar e conhecer o melhor do mundo da beleza.

COMPARTILHAR