Notícias - O ABC da Barba, Cabelo e Bigode

Um dos grandes destaques da Feira Curitiba Beauty & Hair foi o Duelo de Barbeiros, que reuniu e premiou os melhores profissionais do setor da barbearia, além da promoção de diversos cursos e demonstrações ministradas pelos renomados barbers presentes neste grandioso evento que moveu as estruturas de beleza e estética em Curitiba. Atualmente, vemos florescer tendências e técnicas de estilo relacionadas à barba, bigode e cabelos masculinos que nos fazem querer acompanhar melhor este movimento todo, por isso preparamos um breve dicionário para você entender de forma rápida as expressões tão em vogue usadas pelos barbeiros!

Altas (laterais) – quando as laterais da barba sobem pelo rosto e chegam quase até a região da bochecha, de forma bem desenhada, alinhada e clean.

Bandholz – barba longa, cheia e com bigode volumoso, cunhada em homenagem ao americano Eric Bandholz, que ao deixar a barba crescer, recebeu críticas na empresa onde trabalhava, que o fizeram abandonar sua profissão e lançar uma marca de produtos para barba.

Corte caesar alto – com volume na parte superior da cabeça, franja reta e laterais curtas. Trata-se de uma versão mais descolada do tradicional estilo militar.

Corte blindado – aposta ousada que consiste em um topete duradouro e bem fixo, com degradê na régua, risco lateral, pente de dentes largos para desenhar os fios e três latas de tinta colorida.

Dreads com laterais curtas – com dreads jogados para o lado, degradê, riscas de navalha e dreads curtos, se tornou o queridinho dos jovens quando foi visto no filme Pantera Negra.

Fade marcado – estilo com linha que « corta » o degradê, deixando uma divisão bem aparente.

Fauxhawk (ou moicano disfarçado) – com muito volume, cortado como moicano, porém mais discreto. Entre suas opções de estilo estão o degradê e pequenas riscas laterais igualmente.

Franja caída e lateral discreta – franja compridinha com degradê lateral.

High bun (coque alto) – penteado com o cabelo preso no topo da cabeça.

JawLine – « linha do maxilar » em inglês ; pode ser feito muito bem alinhado ou apenas com foco nesta área e mais volume na barba em si.

Long sweep – cabelos penteados para trás completamente e mais longos, modelados com brilho.

Mustache (bigode) – os bigodes estão na moda e hoje em dia levam mais volume e comprimento, acompanhados de barba ou não.

Neckline hair design – design diferenciado na nuca, podendo formar um « v » ou linhas diferentes, de forma criativa.

Nagô (tranças) – bem africanas, são tranças-raiz rentes ao couro cabeludo. No continente de sua origem, elas possuem significado pessoal ou de acordo com cerimônias.

Plano (flat top) – alto ou com menor volume, ele cria uma superfície plana com os cabelos.

Platinado (bleached hair) – normalmente descolorido nas pontas com raiz natural

Riscas de navalha – com desenhos geométricos na parte de trás da cabeça ou laterais, normalmente feitos em traços finos.

Scumbag boogie – direto dos anos 50, corte com uma linha marcada na lâmina, que divide o cabelo dos lados, e deixa a parte da frente dos cabelos mais alta, com volume pro lado, finalizado com brilho e fixador.

Slicked back – cabelos na altura do pescoço puxados para trás com gel, ideal para fios lisos ou ondulados.

Tidy carefree beard – barba cheia, arrumada e com fios desconexos em volume.

V na nuca – trata-se de finalizar o corte de cabelo na nuca com um V ou triângulo, feito até mesmo com algumas linhas realizadas em navalha.

COMPARTILHAR