Notícias - Procurando ideias de passeio? Saiba o que fazer na linda cidade de Curitiba

Logo você estará conferindo a Feira Curitiba Beauty & Hair, no Expo Barigui, localizado no parque Barigui, na linda cidade de Curitiba, então separamos para você, que ainda não conhece a cidade, ou aos curitibanos que querem ideias de passeio para o tempo livre, alguns pontos turísticos imperdíveis.

História por toda parte

Curitiba é uma cidade bastante verde, e se você é chegado na natureza, não pode deixar de conhecer o parque Tingui, cujo nome significa “nariz afinado”, em homenagem ao povo indígena que viveu na cidade em seus primórdios. Teria sido o cacique da tribo o responsável pela indicação de onde deveria ser construída a cidade. Neste parque, área de preservação ambiental, você encontra lagos, pontes e mata nativa, percorridos ao lado do Rio Barigui. É ali também que você encontrará o Memorial Ucraniano, construído para comemorar a vinda dos imigrantes, que ajudaram a povoar a cidade. Neste lindo ponto turístico, há uma réplica de uma igreja ucraniana, com espaço para exposições, eventos, campanário, loja, portal, mirante, palco e um monumento em forma de “pêssanka” (ovos típicos ucranianos decorados manualmente para a Páscoa). O parque se situa entre as ruas Rua Fredolin Wolf e José Valle, e as linhas de ônibus que passam a cerca de 300 metros da entrada do parque são Raposo Tavares, Bracatinga e Fredolin Wolf, partindo da Travessa Nestor de Castro, próximo a Catedral Nossa Senhora da Luz dos Pinhais. Além disso, você pode parar em frente ao Memorial, com a linha Turismo, que passa por toda a cidade.

Muito verde e muitas flores

O Parque Tanguá (na Rua Oswaldo Maciel), é outro local muito frequentado pelos moradores de Curitiba, e está situado em antigas pedreiras. Ele conta com portal de acesso, mirante com 65 metros de altura, cascata, grande jardim em estilo francês com canteiros de flores e espelhos d’água, lanchonete e terraço elevado com torres e decks de metal.

Ainda pensando em passeios cheios de verde, sugerimos que vá ao Bosque Alemão, entre as ruas Francisco Schaffer, Nicolo Paganini e Franz Schubert, com referências à cultura germânica, outro povo instalado em Curitiba a partir do século XIX. Você verá por lá a réplica de uma igreja presbiteriana de estilo neogótico, abrigando sala de concertos e lanchonete com produtos típicos. Do jardim externo, pela passarela, você tem acesso a um mirante, cuja estrutura foi construída em troncos de eucalipto. Ao descer, você chegará ao Caminho dos Contos, uma trilha aonde é contada a história de “João e Maria” dos irmãos Grimm, e a uma biblioteca chamada “Casa da Bruxa”, espaço para a leitura teatralizada de contos infantis. Os ônibus que vão até o bosque são o Jardim Mercês-Guanabara (atrás da Catedral), Interbairros II e Primavera e Bracatinga (Travessa Nestor de Castro).

Curitiba tem também seu Jardim Botânico, belo espaço inspirado nos jardins franceses, com tapetes de flores e uma linda estrutura metálica e de vidro, quem contém espécies botânicas da Floresta Atlântica e fonte d’água. Há também no local, o Museu Botânico e Herbário, que atrai pesquisadores de todo o mundo, Salão de Exposições e Auditório. Você pode chegar lá através das linhas de ônibus Centenário/Campo Comprido, Centenário/Rui Barbosa, Cabral/Portão e Alcides Munhoz. O parque está localizado entre as Travessa Tobias de Macedo e Alfredo Bufren, Rua Amintas de Barros, Tibagi, Engenheiro°. Ostoja Roguski e Avenida Presidente Affonso Camargo.

Cultura e arte para todos os gostos

Nossas dicas de turismo em Curitiba vão te levar também ao Paço da Liberdade, lindo prédio de 1916, antiga sede da Prefeitura de Curitiba, com detalhes neoclássicos e no estilo Art Nouveau. Hoje há no local exposições, cafeteria, e sessões artísticas. A casa fica na Praça Generoso Marques, no centro histórico de Curitiba, pertinho da Rua das Flores (nome popular da Rua XV de Novembro), primeira rua fechada para pedestres do Brasil, com comércio, bistrôs, cafés, e claro, canteiros de flores.

E ainda no setor antigo da cidade, você pode conhecer o Largo da Ordem, região também pedestre, onde fica a bela mesquita da cidade, casarões antigos, além de cafés, restaurantes e bares. Aos domingos, suas ruas são tomadas pela tradicional feira de artesanato e gastronomia.

Para os amantes de artes em geral, recomenda-se a visita ao Museu Oscar Niemeyer, construído pelo famoso arquiteto, que abriga muitas exposições de arte, além de estar situado ao lado do Bosque do Papa, e possuir vasto terraço, onde curitibanos se reúnem e participam de eventos gastronômicos. Entre os outros museus da cidade estão o do Holocausto, o Paranaense, o do Expedicionário, o de Arte Contemporânea e o Egípcio.

 

COMPARTILHAR